terça-feira, 30 de setembro de 2008

Como o destino trouxe-nos para Ilha de Santa Catarina




Como falamos no post anterior nossa vinda para Santa Catarina deu-se após uma tournée por diversos municípios catarinenses, entre estes o município de Blumenau.
No município em questão apresentamos no Teatro Carlos Gomes os espetáculos "A Geringonça da Fantasia" para o público infantil e "Conflitos" (1ª montagem) para o público adolescente. Nossa equipe ficou diversos dias em Blumenau para executar a produção e divulgação que envolveu diversas escolas. Blumenau foi uma surpresa para nós, não apenas por sua beleza, mas pelo fato de que, diferente da maioria das cidades, teve expressivo público para o espetáculo adolescente e pouco público nas apresentações do espetáculo infantil (vale lembrar que à época entendíamos que fazer 3 apresentações para 200 alunos cada era um público baixíssimo).
O que fez de Blumenau um marco em nossa história foi o fato de ter sido a cidade em que conhecemos uma pessoa que foi crucial na vinda da Cia Z para Santa Catarina: Dante Castellani.


Num passeio de fim de semana ao Shopping nos deparamos com uma exposição do escultor, e falando de arte...falando de Florianópolis, falando de magia...fomos instigados por Castellani a ficar um tempo em Florianópolis, a passar um tempo na ilha da magia...
Gérsom Mello que à época cuidava das produções de frente, e Nilo que coordenava toda a produção e o montante de trabalho já haviam feito contato com uma produtora em Florianópolis, e acreditávamos que teríamos uma gorda temporada de trabalho na cidade...Esta expectativa somada com a descrição calorosa que Dante fez da ilha fez que fossemos impelidos a passar um tempo morando na capital catarinense...E não viemos com intuito de instalarmos na cidade, nossos planos eram ficar apenas dois meses.


Trocamos telefone com o escultor e menos de um mês depois já estávamos desembarcando em Floripa...Não preciso dizer, que a magia e as circunstâncias fizeram de Santa Catarina a casa da Cia Z, que em 17 de outubro de 1998 desembarcava com quatro de seus integrantes (Aurélio Bastos, Gérsom Melo, Luciá Tavares e Nilo Corrêa) no Terminal rodoviário Rita Maria, tendo como anfitrião o talentoso escultor Castellani,
que sem saber esculpia naquele momento uma das páginas mais expressivas de nossa história: a chegada a Ilha de Santa Catarina...
E foi Dante que conduziu-nos ao primeiro endereço da Cia Z no estado: a Praia do Campeche...


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

10 Anos na Santa & BELA Catarina

Há exatos dez anos atrás a Cia Z partia de Pelotas/RS no Rio Grande do Sul para uma tournée que foi decisiva em sua história...uma temporada itinerante pelo estado de Santa Catarina.
Na bagagem os espetáculos "A Geringonça da Fantasia", "Conflitos" e "A Onça e o Bode".
Nosso itinerário contou com 28 apresentações nos municípios de Criciúma, Blumenau, Brusque, Florianópolis e Tubarão.
Ao longo do ano de 1998 realizamos 198 (cento e noventa e oito) apresentações, um record histórico. Acreditamos que a marca alcançada pelo volume de trabalho daquele ano dificilmente será alcançada novamente. E que tal feito é extremamente significativo não apenas para a Z mas para a produção artística do Teatro Brasileiro, levando em conta que à época a manutenção financeira da companhia provinha apenas das bilheterias, e que todo o trabalho era empreendido apenas por seis pessoas, onde todos faziam de tudo, desde a produção e divulgação; da atuação a parte técnica.
O exército de guerreiros desta indescritível aventura, que mudou definitivamente os rumos da Cia Z, e das vidas de seus integrantes; contava com o motorista de um ônibus fretado para viagem e moradia...
e tinha
Nilo Corrêa 'no comando',
Gérsom Melo 'na linha de frente',
e Aurélio Bastos, Henrique Lencina e Luciá Tavares.
____________________________________________________________
A partir de hoje estaremos publicando, além de nossa postagem mensal (que para quem ainda não percebeu é entre os dias 25 e 31 de cada mês) diversas postagens com memórias de nossa chegada ao estado e como fomos guiados a Santa e BELA Catarina.
FIQUE atento!!!
---------------------------------------------------------------------------------------------