segunda-feira, 18 de julho de 2011

Atriz da Cia Z no cinema

A atriz Luciáh Tavares que atua ininterruptamente na Cia Z de Teatro desde 1993, e tem extensa participação na história da Cia Z, dentro e fora dos palcos, está no filme do cineasta catarinense Fernando Bopprè. Com lançamento no próximo dia 25 de julho, as 20h30' no Paradigma Cine Arte em Florianópolis/SC/Brasil.

Na foto acima Luciáh Tavares durante as filmagens do filme PEQUENOS DESENCONTROS, ao fundo o ator Nei Pelizzon, Foto Ana Viégas.

O filme tem produção da Exato segundo e o roteiro é inspirado num conto do escritor catarinense Silveira de Souza. “Pequenos Desencontros” foi projeto vencedor do IVº Prêmio Armando Carreirão e é uma realização do FUNCINE e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O filme mostra um casal do interior que perde - se numa cidade grande. O marido tenta encontrar o caminho de volta, mas acaba perdendo-se ainda mais. No meio da confusão, aparece um velho misterioso. A narrativa fala sobre desencontros, ausência de comunicação e crise nos relacionamentos.

Acima a esquerda com "O Guardador de Rebanhos"(outubro de 2009) Biguaçu/SC/Brasil.


Luciáh Tavares na companhia Z

Na companhia Luciáh tem atuado em todas as frentes, do palco a criação de textos, da produção a criação e confecção de figurinos, da administração a elaboração de projetos. Luciáh chegou a cia Z através de uma oficina ministrada pelo diretor Nilo Corrêa em 1988 na cidade de Pelotas/RS, mas só veio compor elenco da cia Z no ano seguinte quando participou tanto do espetáculo "A Menina e o Vento"como da co-produção com o Grupo Casa de Brinquedos, "Crônica de um Brasil com Z."


Elenco do espetáculo "A Menina e o Vento", dia de sua estréia no então Grupo Z,
Luciáh aparece a direita da foto.

No espetáculo "Crônica de um Brasil com 'Z' ", à direita.

Por conta da mudança para Montevidéu no Uruguay, Luciá afastou-se da Cia Z por cerca de 2 anos até 1993, quando retornou voltando a atuar no espetáculo "A Menina e o Vento" . E logo após embarcou numa tournée pela fronteira com o espetáculo "Os Saltimbancos" e desde então sempre atuou na companhia de forma ininterrupta.
Neste mesmo anos Luciáh começou a dedicar-se também a dramaturgia, e a produção dos espetáculos, em escolas e em outros municípios.


No espetáculo "A Menina e o Vento" em 1993


Irreconhecível, como a Dona Benta do espetáculo "O Sítio do Pica pau Amarelo"


Em 1993 conheceu Paulo Autran e juntamente com Nilo Corrêa conseguiu a façanha de levar o mestre dos palcos brasileiros a Pelotas/RS para ministrar uma oficina para o grupo, desde então passou a cultivar uma amizade com o ator, que muito a incentivou a seguir em frente. E não esmorecer diante das dificuldades. Amizade que cultivou até 2007 ano que o ator veio a falecer.



Ao centro, junto com o grande nome do teatro brasileiro o ator Paulo Autran (1922-2007)


A dedicação de Luciáh ao teatro voltou-se além do trabalho de atriz, ela começou a pesquisar e estudar de forma autodidata maneiras de melhorar os espetáculos da Cia Z. Como ainda não existia internet, o meio utilizado eram os livros das Bibliotecas dos municípios aonde a companhia ia se apresentar. Sua preocupação inicial foi melhorar a qualidade técnica dos espetáculos, ao lado da equipe já experiente que a Cia Z de teatro contava em meados dos anos 90. Buscou a qualidade de cenários, luz, sonoplastia de figurinos e adereços de cena. Junto com o desejo de fazer trabalhos teatrais de qualidade cresceu o desejo dela de ampliar a área de abrangência da Cia Z de Teatro. Desta forma em 1997 tornou a companhia mambembe, desbravando literalmente os estados do sul do Brasil. Em especial do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como a Gata do espetáculo musical "Os Saltimbancos"- 1995



Como A Madame Sereia do espetáculo "Eu chovo, Tu choves, Ele chove..."-1996

Em 1998 exaustos de uma longa jornada em que a companhia completara 190 apresentações pelos estados do sul a Cia Z acabou por fixar residência em Florianópolis/SC e no ano seguinte em Biguaçu/SC. Seu desafio então foi descobrir a forma de trabalho de produção utilizada na região, em especial via projetos e editais. Todos do grupo sentiram a diferença da forma de trabalho em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul a cia Z atuava basicamente para grandes platéias e sempre em teatros, no estado o trabalho voltou para dentro das escolas, e buscar uma forma de se aperfeiçoar tanto como atriz como produtora foi a maneira que Luciáh teve de conviver na região. Em 2001 entrou para o curso de licenciatura em Artes Cênicas da UDESC, mas na metade do curso percebeu que estava estudando para ser professora e decidiu tentar o vestibular para o Bacharelado em interpretação teatral na UNIRIO-Rio de Janeiro.
Cursou a faculdade de forma fragmentada para poder seguir atuando em teatro nos projetos de popularização do teatro que segue elaborando e tocando por comunidades periféricas e do interior de Santa Catarina.
Ao longo dos anos de faculdade sempre buscou colocar em prática o aprendizado nos trabalhos da Cia Z e através de oficinas para crianças, adolescentes e educadores.

Com as as colheres contadoras de histórias do espetáculo "É Sopa!!!", 2010,
ambas confeccionadas pela atriz.

Em 2009 ao retornar do Rio de Janeiro trouxe para companhia um trabalho voltado a contação de histórias, o ator rapsodo, que permite narrar a história, ao invés de apenas interpretá-la de forma tradicional. Técnica que refletiu diretamente nos últimos trabalhos da Cia Z, como "É Sopa!!!"e "A Maçã". Este último a atriz faz também em italiano, e pesquisa através do trabalho corporal e vocal do ator técnicas da Biomecânica e da commedia dell 'art italiana.

Espetáculo "A Maçã"( La ragazza Mela) , em outubro de 2010.


Atuar no cinema é só mais uma maneira dela descobrir traços da sua essência de atriz teatral.
Ela se auto define sempre como artista, guerreira, brasileira...
E sem dúvidas o é, pois além de atuar está sempre preocupada em tornar este mundo mais humano e agradável, em especial para as crianças.

Maquiando o rosto da criançada- 2011


No espetáculo "É Sopa!!!" ainda em cartaz.

Conferir seu trabalho na telona será ver mais uma de suas 1001 facetas de artista, e é bom saber que ela leva consigo o Z, de nossa companhia.

___________________________________

FILME : PEQUENOS DESENCONTROS
com a atriz da Cia Z de Teatro Luciáh Tavares

ESTRÉIA: 25 de julho de 2011 às 20h30,
no Paradigma Cine Arte em Florianópolis/SC

Rodovia José Carlos Daux (SC 401) n° 8600 . sala 2 . bloco 8
Centro Empresarial Corporate Park
Santo Antonio de Lisboa
CEP 88050 001
Florianópolis/SC/Brasil

Telefone: 48 32397777

____________________________________________________________________

IMPERDÍVEL


------------------------------------------------------


Acesse o Blog da atriz :

http://www.luciahtavares.blogspot.com/

O site Oficial do filme:

http://pequenosdesencontros.exatosegundo.com.br/imagens.php

Teaser do filme:

http://vimeo.com/26439176


E abaixo alguns links sobre o filme:


http://www.ecult.com.br/noticias/atriz-pelotense-luciah-tavares-no-filme-pequenos-desencontros

http://familiapechincha.blogspot.com/2011/07/pequenos-desencontros.html

http://familiapechincha.blogspot.com/2011/07/lancamento-do-filme-pequenos.html

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3378552.xml&template=3916.dwt&edition=17484&section=1315


http://cinecultfloripa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=258&catid=48&Itemid=106