quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

O Natal já passou e chegou a hora de olhar para trás e analisar o que foi empreedido ao longo do ano.
Mesmo sendo um ano em que não contamos com verbas públicas para executação de nossos projetos, não deixamos de atuar nas comunidades escolares da Grande Florianópolis. Nossa área de abrangência restringiu-se aos municípios de São José, Biguaçu, Palhoça e Florianópolis.
 O espetáculo carro chefe do ano a exemplo de anos anteriores, foi o "Cadê a história que estava aqui?",

"Cadê a história que estava aqui?"- em escola de São José/SC.

A peça que já realizou mais de 300( Trezentas ) apresentações pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, segue firme e forte em sua trajetória.  das 33( trinta e três) apresentações que realizou em 2012 , 29 (vinte e nove) delas foram na cidade de São José/SC, nas mais diversas escolas, através do Projeto Teatro nas Comunidades que a Cia Z desenvolve desde 2007. 

Ainda que o montante de apresentações tenha se reduzido muito, Biguaçu/SC, cidade que a Cia Z de Teatro está sediada desde 1999, recebeu 8 (oito) apresentações, com 4 (quatro) espetáculos diferentes. 



Espetáculo "João Preguiça"foi levado ao Sindicato Rural em 8 de abril de 2012
para alunos da Rede estadual. 


O ano de trabalho iniciou e terminou em Biguaçu/SC, e foi a única cidade que recebeu o novo espetáculo da Cia Z, "João Preguiça", que foi apresentado em março no Sindicato Rural e certamente retorna em 2013.

"A Maçã", "Cadê a história que estava aqui?" e  "O Proprietário" também circularam em escolas da cidade em que ainda não haviam sido levadas.




O personagem Polentino do espetáculo "A Maçã"( La Ragazza Mela) sempre querido pelas crianças. Em dois momentos de 2012, (acima) na primeira apresentação do ano no CEI Conhecimento em 15 de março e abaixo no dia 8 de abril no CE Nova Geração, escola que  assiste aos espetáculos da Cia Z desde 1998. 


Ainda que o público infantil em idade escolar seja o forte da Companhia, em setembro a Z , como aconteceu também no ano de 2011, realizou espetáculo voltado a empresas. Desta vez "Os Seguranças da segurança 'y de otras cositas más'" com temática que aborda o Housekeeping, a importância dos 5 S's para organização de uma empresa.
"Os Seguranças da segurança do trabalho 'y de otras cositas más' " 
em São José/SC, na empresa de concretos Cassol, pela segunda vez na SIPAT ( Semana Interna de prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa.

Como não podia deixar de ser a Semana da Criança aconteceu no melhor estilo em diferentes escolas e centros de educação infantil. É uma tradição da Cia Z realizar a semana da criança desde sua fundação em 1986 ainda na cidade de Pelotas/RS o Projeto vem sendo executado, algumas vezes em teatros, outras nas comunidades. Este ano ocorreu unicamente dentro de escolas. 

Público atento ao espetáculo "A Maçã"num dos tantos Centros de educação infantil de São José/SC.

Público e atores na maior confraternização ao final de um dos espetáculos 
da Semana da Criança da Cia Z, em São José/SC.

Na cidade de Florianópolis/SC a Cia Z de teatro desenvolveu importantes atividades no mês de novembro, a oficina da atriz Luciáh Tavares "O Cotidiano e o Cênico no corpo do ator", entre os dias 12 e 14 de novembro, no SESC Prainha, como contrapartida do Programa de Difusão e intercâmbio cultural do Ministério da Cultura, que propiciou a ida da atriz a Perugia na Itália para realizar curso de Formação junto ao Centro Internazionale di Studi di Biomeccanica di Meyerhold, com o mestre russo Gennadi Bogdanov. A  Cia Z de teatro apoiou  em toda a produção e divulgação do evento.No dia 18 de novembro, também na capital, apresentou o espetáculo "A Maçã"( La Ragazza Mela) no SESC Cacupé.

A atriz Luciáh Tavares durante a  oficina "O Cotidiano e o Cênico no corpo do ator", que ministrou no SESC Prainha, em Florianópolis/SC  em novembro. 



A atriz Luciáh Tavares, Caroline Serafim (iluminação), Nilo Corrêa ( ator e diretor) e a atriz Ana Paula Costa, após espetáculo "A Maçã"( La Ragazza Mela) no SESC Cacupé em Florianópolis/SC.

Em novembro a Cia Z apresentou-se também na cidade de Palhoça/SC, tendo realizado 5(cinco) apresentações, com 3 (três) espetáculos diferentes. 
"Cadê a história que estava aqui?", "O Proprietário"e "A Maçã". 


"O Proprietário" foi levado a alunos do ensino fundamental e médio
 em escolas de Biguaçu/SC, Palhoça/SC e São José/SC.


Foram um total de 51 ( cinquenta e uma) apresentações ao longo do ano,
 5 (cinco) espetáculos diferentes e
uma oficina.
Levados a 4(quatro) municípios.

 Com 3 (três) projetos principais:
"Teatro nas Comunidades",
"Teatro Empresa"
e "Semana da Criança". 

Mais uma ano de aprendizado em nossa trajetória...
onde o apoio de dirigentes de instituições de ensino foi essencial.

Nossa missão ainda está calcada, sobretudo, no ato de propiciar um teatro integrado a educação, desde a mais tenra idade, mas também em propiciar  a pessoas que em geral não teriam acesso arte teatral.

Agradecemos a tudo e a todos que,
direta ou indiretamente,
 fizeram parte desta trajetória.

Desejamos um 2013 repleto de arte,
 muito teatro...
acreditando que o mundo realmente acabou ...
e que no ano que começa
a arte seja cada vez mais reconhecida como essencial ao desenvolvimento,
tanto quanto o alimento o é para o  corpo...
...e que nós da Cia Z de teatro,
e os artistas de todas as nações 
possam ter seu espaço, 
o merecido apoio, 
o devido respeito,
para nutrir a mente e os corações do público. 

OS MERECIDOS APLAUSOS 
2012
&
que ABRAM-SE as CORTINAS 
de 
2013
com 
GRANDE ESTILO...

Para que sempre possamos dizer 
(com tanto entusiasmo):

VIVA O TEATRO!!!