quinta-feira, 18 de março de 2010

O TEATRO também tem seu DIA


Dia 20 de março foi o dia nacional e mundial do teatro infantil, a data divulgada mundo afora pela ASSISTEJ ( associação internacional de teatro para juventude).
E dia 27 de março é o dia mundial do teatro.

A Cia. Z de teatro, companhia teatral sediada em Biguaçu desde 1999, que atua desde 1986 e tem pelo menos 80% de seu trabalho voltado ao teatro para infância e juventude não poderia deixar tais datas passarem em branco.
Por isto no sábado, dia 20, as 10h30’ (manhã) apresentou na Praça Nereu Ramos o conto teatralizado “A Maçã”. Uma adaptação para o teatro do conto italiano ‘La Ragazza Mela’ que traduzindo literalmente para o português significa ‘a moça da maçã’. O conto faz parte da cultura popular italiana, e foi coletado do folclore italiano pelo escritor Ítalo Calvino (1923-1985). A tradução e adaptação para o teatro, foram feitas por Luciáh Tavares que interpreta o texto em questão desde 2008, tanto em língua italiana como em língua portuguesa, tendo também a versão bilíngüe.
No início o texto era encenado apenas em italiano para trazer para cena a sonoridade de tal língua. O trabalho que já foi apresentado no Rio de Janeiro e em escolas de São José, dentro do projeto teatro vai escola, foi apresentado pela primeira vez em Biguaçu dia 20. Não é uma obra pronta, trata-se de um work in process, um trabalho que vai consolidando-se diante do contato com o público e tem como principal ponto de apoio o trabalho corporal e vocal do ator. Em homenagem ao dia mundial do teatro que é comemorado no mundo todo dia 27 de março, o conto será reapresentado na Praça Nereu Ramos, ás 9h30`.


E na tarde do mesmo dia
27, ás 16 horas a Cia. Z volta a apresentar-se, desta vez no Casarão Born, com o espetáculo ‘ É Sopa!!!’, com ingressos populares a R$2,00 (Dois Reais)-lembrando que o adulto acompanhado de duas ou mais crianças não paga ingresso. Um evento para ser prestigiado por pais e filhos.
O diretor da Cia. Z, Nilo Corrêa aproveita para informar que as inscrições para as oficinas que a companhia ministra para adolescentes e adultos todos os sábados no Casarão Born, seguem abertas e retornam no dia 3 de abril e que os ingressos para o espetáculo "É SOPA!!!"podem ser adquiridos a partir das 14 horas do sábado 27, no Casarão, com os integrantes da Z.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, esporte e cultura. E vale lembrar que a data está sendo divulgada no Brasil pelo CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para infância e juventude), Funarte e SESC do Rio de Janeiro.

___________________________________

AGENDA


  • DIA 24\03(qua.)- das 14 ás 17 horas, Workshop de jogos teatrais, Escola Manoel Roldão- GRATUITO

  • DIA 27\03(sáb.)- ás 9h30’, ‘A MAÇÃ’ (conto teatralizado), Praça Nereu Ramos-GRATUITO

  • DIA 27\03(sáb.)- as 16 horas, ‘É Sopa!!!’, (espetáculo teatral infanto juvenil), Casarão Born- INGRESSO R$ 2,00(DOIS REAIS)
___________________________

Oficina teatral gratuita para adultos e adolescentes todos os sábados das 14h30 ás 16h30’ no Casarão Born

_______________________

Abaixo, segue a carta de Orna Porat, uma das fundadoras de Assitej Internacional e presidente honorária da Assitej Israel, referente ao Teatro para Infância e Juventude.


Sonhos da Família Humana

Por Orna Porat


As coisas que moldam nosso caráter são aquelas que guardamos na memória – ações e eventos vividos que se tornaram lembranças.

O que lembramos às vezes tem origem no desejo de lembrar de um colega. Mesmo eventos de que participamos alcançam nossa lembrança através da memória dos outros.

Nós os recolhemos da memória dos outros pelas histórias que nos contam.

Aqueles que são ricos de imaginação são capazes de lembrar até de fatos que nem experimentaram, mas que através da força da memória imaginativa tornaram-se uma experiência pessoal real e viva na memória.

No teatro reencontramos todas essas lembranças, as reais e as que são resultado da memória pessoal e coletiva.

Este é o poder do teatro – o poder de provocar a consciência, as associações, as emoções, os blocos de memória.

O teatro é uma das expressões artísticas mais importantes da vida cultural da sociedade, porque está presente em todas as esferas da vida humana.

No teatro para crianças, a plateia jovem encontra não só a realidade familiar, como também uma nova e ainda desconhecida. Ela absorve impressões renovadoras e descobre novas possibilidades – a formação de uma nova experiência de vida.

O teatro aprofunda e enriquece a sensibilidade infantil através do reencontro com um mundo familiar e próximo, seu conhecido.

O teatro abre os horizontes da criança, ajudando-a a voar nas asas da imaginação para mundos desconhecidos, distantes, estranhos e encantados.

A visita ao teatro cria nessa plateia jovem uma memória coletiva emocional e intelectual – vestígios de associações linguísticas, visuais e ideológicas.

No teatro, a criança revive não só lembranças e sonhos pessoais, mas também memórias e sonhos da família humana, de seus antepassados, de seu país, da raça humana toda!

O teatro infantil no nosso mundo multicultural tem um papel especial no desenvolvimento da base cultural comum que vai aproximar o próximo: através de seus valores universais pode passar a mensagem da beleza que há no ser humano e, através da atuação, expressar o segredo da alegria, da infância, do desejo e da esperança.

-
A tradução da carta foi realizada por Heloisa Frederico, membro do Conselho de Administração do CBTIJ

____________________________________________

Na barra lateral deste blog você pode encontrar o link para ASSISTEJ e para o CBTIJ.

______________________________________



Nenhum comentário: