"La Ragazza Mela” é o espetáculo da da
Companhia Z de Teatro, que tem a trajetória mais singular, passando por diferentes fases em sua construção, desde apenas contação de história falada, como grande espetáculo com vários atores. Em 2009 quando a atriz Luciáh Tavares terminava o Bacharelado em interpretação teatral na UNIRIO (Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro) a direção que o espetáculo tomaria foi definida...um trabalho vocal apurado levando as narrativas da cena para o corpo... Sair da ideia de um ator gravador...para chegar a de um ator 3D ...4D ...5D... onde o corpo e a voz servem de apoio para o que será apresentado.
O trabalho minucioso das disciplinas de técnica vocal 3 e 4 empreendidos pela atriz junto a universidade acabaram criando, uma cena, da cena passou para a encenação do conto inteiro...e do conto ao espetáculo...
da voz para corpo...
do corpo de volta para voz...
A trajetória deste desvendar não foi curta, em 2012 a atriz foi diretamente na Itália ter aulas com o mestre russo Gennadi Bogdanov e com o italiano Claudio Massimo Paternò, no Micro teatro de Perugia e Centro internacional de Biomecânica teatral de Meyerhold, técnica russa de teatro que trabalha exaustivamente o físico do ator.
E no embalo viajou de norte a sul da Itália pesquisando as mais variadas nuances da cultura italiana...
"Não colei nada...apenas absorvi!"
diz a atriz que desde a infância confessa ser uma amante da cultura italiana...e estuda o idioma de Dante há mais de duas décadas.
Tal espetáculo foi criado a partir do conto transcrito da literatura oral italiana por
Italo Calvino (1923-1985) com adaptação para o teatro de Luciáh Tavares e Nilo Corrêa.
No papel da Ragazza se revesaram Aline Conceição, Ana Costa e Kauane Truppel.
No papel da Ragazza se revesaram Aline Conceição, Ana Costa e Kauane Truppel.
Hoje definimos a peça como um work in progress, uma obra aberta, como eram também os espetáculo da commedia dell'arte italiana...apenas abrasileiramos, Arlecchino virou Polentino... e a realidade dos reis e rainhas acaba assemelhando-se muito a disputas entre vizinhos de um mesmo apartamento, ou adversários partidários...
...com intrigas,
...golpes para chegar ao poder,
magia para solucionar confusões...
...golpes para chegar ao poder,
magia para solucionar confusões...
sem perder a característica farsesca
e preservando uma fagulha da magia dos conto de fadas...
e preservando uma fagulha da magia dos conto de fadas...
a história é simples...
Uma Rainha e um Rei que querem ter um filho até que a rainha dá a luz a uma maçã...
quantos casais hoje buscam a cura, fertilização in vitro e fazem peregrinações na esperança de aumentar a prole...
e é disto...do ato da conepção que acontece a história...que aborda a questão da política da boa vizinhança...onde favores são concedidos...
e tem um criado que serve a dois reinos...
o melhor é que ...todos se divertem independente da idade...
Em 2011 o espetáculo foi levado a diversas comunidades, rurais e de periferia, da grande Florianópolis, e foi incrível ver como muitas vezes, crianças, adultos, jovens, idosos...riam num mesmo ritmo...
Em 2011 o espetáculo foi levado a diversas comunidades, rurais e de periferia, da grande Florianópolis, e foi incrível ver como muitas vezes, crianças, adultos, jovens, idosos...riam num mesmo ritmo...
e entrar em contato com um texto assim é estar em contato não apenas com a história da peça e com o idioma, mas sobretudo com a autêntica cultura italiana...
que é mais brasileira do que pode supor nossos pensamentos...
Um espetáculo veramente italiano...
mas extremamente brasileiro!
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