sábado, 25 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013

Espetáculo O Cavalo Trô-Lô-Ló da Cia Z de Teatro realizou 31(trinta e uma) apresentações em 2013.

Para Cia Z de teatro a grata surpresa de 2013 foi o espetáculo “ O Cavalo Trô-Lô-Ló”, espetáculo voltado sobretudo a educação infantil.

“Foram 31 apresentações a maioria delas realizadas nos CEI’s (Centro de educação infantil) de São José e creches e NEI’s (Núcleo de educação infantil) de Florianópolis, além de apresentações para escolas de educação infantil da rede particular de ensino.”  Diz o ator e diretor Nilo Corrêa.

O espetáculo além de ser  apresentado em Florianópolis  também foi levado a Sâo José e Biguaçu.
Segundo palavras da atriz e dramaturga Luciáh Tavares:

 “ O que surpreende não é a quantidade de apresentações, até porque 31(trinta e uma) apresentações não é um número tão grande assim, mas a que público estas apresentações foram oferecidas, uma faixa etária onde os espetáculos teatrais praticamente inexistem e em geral resumem-se apenas a reprodução de uma cultura de massa decadente."


Embora  este tenha sido o espetáculo da Cia Z de teatro que mais fez apresentações em 2013 outros 5(cinco)espetáculos e uma contação de história foram levados a cena, circulando em escolas e salas de espetáculo alternativas da região da grande Florianópolis. 
Espetáculo "A Verdadeira história do Coelhinho da Páscoa" volta a cena em abril de 2014.

Em março “A verdadeira história do coelhinho da páscoa” espetáculo de páscoa fez 3(três) sessões em escolas da rede particular de Biguaçu.
O diretor da Cia Z  lamenta que o espetáculo  restrinja-se apenas ao período de páscoa: 

“ É frustrante montar um espetáculo, ensaiar e fazer poucas apresentações.” 

E de antemão já diz que em abril de 2014 quer colocá-la de volta no palco.
  
O já clássico “Cadê a história que estava aqui” que segue circulando mesmo depois de mais de dez anos de sua estréia, fez 10(dez) sessões ao longo do ano, tendo sido apresentado além de Florianópolis em São José, Palhoça e Antônio Carlos.

“Cadê a história... agrada a todas as idades, vai muito além dos 8 aos 80. A prova disto é que no ano que passou tivemos no público até uma senhora de 101 anos.”

 O ator e diretor Nilo Corrêa, Dona Anna, espectadora de 101 anos, a atriz Luciáh Tavares e a presidente da associação do Siri, onde o espetáculo "Cadê a história que estava aqui..." foi apresentado em outubro.

Corrêa informa que não foram poucas as vezes que o espetáculo tem sido solicitado por parte de educadores que já os assistiram em outras ocasiões e instituições.

Luciáh diz :

 “Às vezes acho que deveríamos  parar de apresentá-lo...e isto até já ocorreu em 2008 e 2009 quando dissemos a nós mesmo que bastava, mas aí alguém liga solicitando uma apresentação e lá vamos nós...”

Em 2013 o espetáculo em questão foi apresentado até em jantar do dia dos namorados, comenta o diretor Nilo Corrêa em meio a risos.

“ ...num  condomínio de São José...enquanto os pais jantavam os seus filhos assistiram a peça. Alguns pais deram uma escapada do jantar para ir lá assistir, sem dúvidas uma experiência única.”  

Espetáculo "O Proprietário" realizou 8 apresentações para público adolescente de escolas públicas.

Mas não  são só espetáculos infantis que tem espaço na agenda da Cia Z de Teatro, em 2013 o espetáculo “O Proprietário” fez 8(oito) apresentações em escolas de São José e Biguaçu.

“Numa das escolas de São José quando voltamos para apresentar o espetáculo infantil ‘A Maçã’ alguns alunos adolescentes, do segundo ciclo do fundamental, que já haviam assistido ao espetáculo " O Proprietário" fizeram questão de  assistir ao espetáculo infantil também, mesmo sabendo que a peça era voltada apenas para o primeiro ciclo. Isto prova que o público adolescente não é resistente ao teatro, mas sim que faltam opções. É um hábito que precisa ser treinado, um gosto a ser cultivado.” 

diz o diretor Corrêa.

"A Maçã",  fez apresentações em São José e Florianópolis.

O trabalho de 2013 não parou por aí foram levados a cena ainda o espetáculo “ A Maçã” ( La Ragazza Mela), que realizou 5(cinco) apresentações em escolas de São José e Florianópolis.

 “É Sopa!!!” que estava parado desde 2011 voltou a ativa, tendo feito 4(quatro) sessões para CEI’s de São José.

Os atores do espetáculo em CEI de São José com um público mais do que especial, após uma das apresentações do espetáculo "É Sopa!!!" 

Além desta maratona com os espetáculos a Cia Z fez  no dia do índio, duas contações de história da lenda indígena “A Oca de mandi”  e desde setembro esteve envolvida com oficinas teatrais para crianças do Projeto Mais Educação em Florianópolis.


A Oca de Mandí, lenda indígena da mandioca, foi apresentada em alusão a semana do livro infantil e pelo dia do índio.

Segundo a atriz Luciáh Tavares: 

“As aulas de teatro tem sido um aprendizado e tanto, é preciso muita agilidade para trabalhar com as crianças de agora, o pensamento delas é rápido, pois estão inseridas num mundo tecnológico onde a informação é imediata. O trabalho tem sido baseado na consciência corporal.”

As aulas de teatro de Luciáh Tavares que buscam sobretudo desenvolver a consciência corporal e o trabalho em grupo.


RAIO X...ou seria RAIO Z

Para finalizar uma radiografia de 2013: foram 63(sessenta e três) apresentações, 6(seis) espetáculos diferentes -sendo 5 deles voltados ao público infantil e 1(um) ao público adolescente e adulto. Somados a contação de histórias e a duas turmas nas oficinas de teatro.
Alcançando 5(cinco) cidades:
  •   São José- 35(trinta e cinco)  apresentações;
  • Florianópolis-17(dezessete) apresentações;
  • Biguaçu- com 8 apresentações;
  •  Antônio Carlos- 2(duas) apresentações;
  •  Palhoça-1(uma) apresentação.

 Além dos ensaios constantes dos espetáculos novos, como “Tutto a posto”, voltado exclusivamente ao público adulto  e que estréia em 2014.

Quanto aos trabalhos de 2014 a Cia Z informa que já está trabalhando desde 7 de janeiro...com oficinas na capital e já realizou a primeira apresentação do ano no último dia 22 de janeiro...mas prefere contar os feitos de 2014 numa próxima postagem!

Aplausos pelo ano que passou e aplausos para 2014...

Que hajam bons motivos para seguir gritando:

VIVA o TEATRO!!! 


Nenhum comentário: